EQUIPE



Professor Magno

Professor Magno Barbosa Dias, em visita ao Museu de Ciência Itinerante Ponto UFMG. O professor Magno cursou Ciências pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro com licenciatura plena em Matemática e Física. Especializou-se em ensino de física pela Universidade Federal de Uberlândia, sendo atualmente, Mestre em Ensino de Física e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Ele foi Diretor de Escola de Jovens e Adultos e um dos Coordenadores do Parque da Ciência, em parceria com a UFVJM. Atualmente, ele é professor de Ensino Básico no Instituto Federal Norte de Minas Gerais- Campus Araçuaí, onde é Coordenador de Pesquisa e coordena também a Mostra Científica das Escolas em Araçuaí- MOSTRAR. Para o Professor Magno, a ciência é compreendida como um importante instrumento de leitura do mundo, uma vez que possibilita ampliar a nossa visão sobre a natureza.

Professora Janainne

Profa. Janainne, participando da semana de integração no IFNMG- Araçuaí. A professora Janainne Nunes Alves é licenciada em Química pelo Centro Universitário de Patos de Minas, bacharel em Química tecnológica Industrial, também pelo Centro Universitário de Patos de Minas, mestre em Química Orgânica e Doutora em Físico-química, ambos pela Universidade Federal de Uberlândia. Atuou no ensino superior na Faculdade Patos de Minas, ministrou aulas no colégio Atenas- Rede Pitágoras em Patrocínio e foi professora da rede Estadual de Ensino. Atualmente, é professora de Ensino Básico no Instituto Federal Norte de Minas Gerais- Campus Araçuaí, onde é Coordenadora dos cursos integrados em Informática. Para Janainne, a ciência está presente em tudo e constitui a busca pelo simples.

Madson Saldanha

Madson Saldanha, estudante do curso superior de análise e desenvolvimento de sistemas no IFNMG campus Araçuaí. Já trabalhou com desenvolvimento WEB e de aplicativos mobile, atualmente se dedica a pesquisas sobre robótica, automação e internet das coisas (IOT).

Professor Edi

Edi de Freitas Cardoso Júnior é professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/IFNMG - Campus Araçuaí, na área de História, desde 2013. Graduado e mestre em História (UNIMONTES/UFMG), possui experiência em pesquisa com ênfase em temas como culturas políticas, participação política popular, intelectuais e biografia. Gosta de literatura, rock e fotografia. Seu esporte preferido é o ciclismo.

Professor Irã

Professor Irã Pinheiro Neiva, realizando atividades de divulgação do IF de Portas Abertas, ainda em 2012, quando trabalhava no Campus Almenara. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (2004/2008), Mestrado em Produção Vegetal pela UFVJM/UFLA (2009/2011) e Doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2013/2016). É professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/IFNMG - Campus Araçuaí, atuando nas áreas de Agricultura e Meio Ambiente, e também como Coordenador de Extensão. O professor destaca que a mudança do nível de desenvolvimento da região passa fundamentalmente pela atividade de educação, em todos os níveis.

Professor Ricardo

O Professor Ricardo Jardim Neiva é graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG, pós-graduado em Saúde da Família pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Já atuou como coordenador de Vigilância Epidemiológica, do Programa de Saúde Mental e do Programa de Combate às DST/AIDS em sua área de formação. É ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde do Município de Araçuaí-MG. Atualmente, é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFNMG, no Campus Araçuaí. Desenvolve pesquisas nas áreas de Saúde Coletiva, Epidemiologia, Ecologia Humana e Sociologia da Saúde.

Marllon Soares

Marllon Soares, estudante do curso superior de análise e desenvolvimento de sistemas no IFNMG campus Araçuaí. Já trabalhou com desenvolvimento WEB e de aplicativos mobile, atualmente se dedica a pesquisas sobre softwares de gestão, gerenciamento de dados e Linux.

Professora Elaine

Professora Elaine Ferrari Brito é Engenheira Agrônoma, graduada pela Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais. Possui mestrado em Entomologia Agrícola pela mesma instituição. Doutora em Agronomia/Proteção de plantas, pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, UNESP, Campus Botucatu, São Paulo. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, campus Araçuaí e coordenadora do curso técnico integrado ao ensino médio em meio ambiente do campus.

Professor João Uilson

Professor João Uilson cursou filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino – ISTA em Belo Horizonte - MG (2010). É especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, Patrocínio - MG (2014). Foi professor na rede Estadual de Educação de Minas Gerais. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, Campus Araçuaí.

Professor João Jacintho

João Luiz Jacintho possui graduação em Engenharia de Agrimensura (UFRRJ) e mestrado em Engenharia Agrícola e Ambiental (UFRRJ). Após alguns anos trabalhando em empresas de projetos de engenharia decidiu aplicar os conhecimentos e experiência no ambiente acadêmico. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Agricultura de Precisão e Recuperação Ambiental. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus Araçuaí, onde leciona disciplinas diretamente ligadas a Agrimensura. Praticante assíduo de Brazilian Jiu-Jitsu, procura sempre aplicar sua obstinação e disciplina das artes marciais para a luta constante por educação de qualidade.

Professora Sileimar

Sileimar Maria Lelis, em visita à Aldeia Cinta-Vermelha, em Araçuaí. Bióloga, Mestre em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Doutoranda em Ciências Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente, é professora no Instituto Federal Norte de Minas Gerais, Campus Araçuaí, atuando nos Cursos Integrados e no Curso Superior Tecnologia em Gestão Ambiental no qual é Coordenadora.